O Curso

Se você está lendo este texto, já deve saber que a redação tem um peso enorme no vestibular, não é?

Em alguns lugares, para se ter uma ideia, as provas foram praticamente abolidas. Basta você apresentar seu histórico de notas do Ensino Médio e fazer uma prova de redação. Simples assim.

No Enem, a redação tem um peso gigante no Sisu e no processo seletivo de faculdades privadas. Geralmente, essa prova tem peso 3 de 5 e é o principal critério de desempate.

Em contrapartida, é comum nos depararmos com professores de redação mal pagos, sobrecarregados e/ou ainda inexperientes (vítimas ideais de escolas e cursinhos inescrupulosos). O resultado disso é que as correções muitas vezes não se baseiam em critérios objetivos. E o aluno fica perdido, sem perceber o que fez de errado e o que pode fazer para melhorar.

Além disso, algumas pessoas ainda acham que corrigir uma redação seja apenas apontar os tais "erros de português". Outras falam em coesão e coerência sem saber muito bem que bicho é esse. Aliás, diga-se de passagem, coesão e coerência não bastam para gerar a textualidade, ou seja, o conjunto de fatores que fazem com que um texto seja um texto. Há muuuito mais a ser levado em conta.

A ideia de que algumas indicações e alguns truques rápidos de última hora são capazes resolver problemas de produção textual tem enganado os apressados e enriquecido muitos youtubers e donos de cursinhos.

“Dicas” isoladas e fórmulas pré-fabricadas de textos só contribuem para a montagem de um texto defeituoso, truncado, artificial, em que a voz do autor se anula para dar lugar a clichê, chavões, frases feitas e pensamentos alheios. Enfim, temos uma espécie de Frankenstein linguístico.

Foi pensando nisso que eu criei o Escritório, um curso de redação baseado nos mais recentes estudos da Linguística Textual sobre o tema. Junto a isso, aproveito minha formação em Filosofia para ensinar noções básicas de Lógica, explorando algo importantíssimo que, infelizmente, mal é discutido na Educação Básica: a argumentação.

Aqui, as turmas são reduzidas e as vagas, limitadas. Tudo para dar a máxima atenção ao que você pensa e escreve. Seu texto, diga-se de passagem, é corrigido com rigor e detalhamento, a partir de parâmetros claros e precisos.

Vou te jogar a real: o trabalho é duro. E é algo que depende mais de você do que de mim: eu posso te entregar o mapa do tesouro; os passos, no entanto, serão seus. Mas te garanto que a jornada valerá a pena!

Não se esqueça, por fim, deste velho e sábio ditado: 
 
O que é escrito sem esforço é lido sem prazer.
 
Prof. Samuel Swerts
Mestre, Licenciado e Bacharel em Letras pela USP
 
 
 

Rua Artur Bernardes, 717, sala 202 (Colégio Atenas)

Alfenas-MG

(35)99974-2483